#92 Perdido em Marte (2015)

Perdido em MartePreciso começar dizendo que, de perdido em Marte o filme não tem nada. Títulos a parte, a produção é impressionante.

É muito peculiar assistir um filme numa pré-estreia. Como os espectadores são convidados especiais, eles estão mais livres e por isso interagem mais com a obra. Ontem sentei do lado de duas pessoas entendidas em viagens espaciais, pelo menos era o que parecia. Foi engraçado.

A premissa lembra bastante outro filme de ficção, “Gravidade” com a Sandra Bullock. Ambos se encontram sozinhos em situações limites e precisam acreditar em si mesmos para conseguirem sobreviverem, ele em Marte, ela na órbita do planeta Terra.

A grande diferença é como o roteiro aborda essa solidão. Em “Perdido em Marte” a história é solar. Seu protagonista vivido pelo ator Matt Damon é otimista frente as diversidades, um guerreiro ou um pirata intergaláctico como ele se autodenomina em uma parte do filme.

Durante a sessão tive a impressão de ser apenas um blockbuster, mas ele se mostra muito mais poderoso depois, quando as luzes acendem e você começa a reviver as situações mentalmente. Ainda fico admirado com as cenas, principalmente as mais simples, quando, por exemplo, a comandante (Jessica Chastain) da tripulação fala a primeira vez com seu parceiro esquecido, a força da interpretação dela ao reagir às respostas dele e o contraponto da atuação dele é simples, brutal e inspirador.

Merece ser visto por amantes de ficção científica, ou não.

Curiosidade. A China hoje é o um dos países de maior renda de bilheteria do cinema mundial, em alguns casos fazendo mais dinheiro do que a produção faz no seu país de origem. Mas é um mercado restrito, pouco mais de 16 filmes estrangeiros podem estrear lá por ano. A estratégia da produção deste filme em colocar a China com papel fundamental para o desenrolar da história é muito a cara de Hollywood para fazer um bilheteria monstruosa lá.
Outra Curiosidade. Como ainda não estreou nos EUA, não existem dados de bilheteria e as notas do público e crítica ainda são imprecisas.

Nota do público: 8.6 (IMDB)
Nota dos críticos: 94%(Rotten Tomatoes)


2 comentários sobre “#92 Perdido em Marte (2015)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s