#65 Era Uma Vez no Oeste (1968)

Era Uma Vez no OesteClássico não é clássico à toa, e não é diferente com este famoso faroeste spaghetti dirigido pelo mestre do gênero, Sergio Leone.

Jovem mulher chega de trem numa pequena cidade do interior do Oeste americano e ao chegar à fazenda onde irá morar com seu novo marido e filhos, os encontra mortos a queima roupa, vítimas de homens gananciosos que buscam se apossarem do terreno que valerá uma fortuna com a passagem da nova linha do trem pela propriedade. Sozinha, ela ganha simpatia do principal suspeito que se oferece a encontrar o verdadeiro responsável pelos assassinatos, e também de um pistoleiro solitário em busca de vingança.

O roteiro é primoroso, com diálogos precisos. Os personagens são bens construídos e interpretados por feras da época, Henry Fonda, Charles Bronson e Claudia Cardinale, mas quem roubou minha atenção foi o ator Jason Robards que vive o Cheyenne, um homem bruto e com muita honra.

É um faroeste com longos planos e com tempo próprio, que apesar de causarem estranhamento pela duração, se fazem necessário para a narrativa da história. Uma fotografia ressaltada pelos enquadramentos, amplos, belos, inusitados e, junte a isso uma trilha sonora inesquecível, composta por Ennio Morricone e tem-se uma obra prima. Gratificante aos olhos!

Curiosidade. Está em 28º lugar entre os 250 melhores filmes da lista do IMDB.
Outra curiosidade. Lembro claramente da música da gaita do filme, e de como ela me assustava quando criança. Não cheguei a ver o filme, era muito pequeno na época e meus pais não deixavam, mais dava umas espiadas escondido.

Nota do público: 8.6 (IMDB)
Nota dos críticos: 98% (Rotten Tomatoes)


2 comentários sobre “#65 Era Uma Vez no Oeste (1968)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s