#30 Touro Indomável (1980)

Touro IndomávelFilmes com boxeadores praticamente contam a mesma história em cenários diferentes e pra mim só servem como instrumento para o ator mostrar uma nova faceta e possivelmente ganhar prêmios pelo papel. Neste clássico do cinema americano deu certo para o Robert De Niro que ganhou seu segundo Oscar, o primeiro como Melhor Ator.

Em Touro Indomável ele interpreta o pugilista peso médio Jake LaMotta, o touro do Bronx, e acompanhamos sua trajetória da fama a ruína.

A direção realmente é boa, mas estamos falando do Martin Scorsese. Gostei muito do uso que ele faz com os tempos nas cenas, ora ágeis e editadas como numa luta real, ora contemplativa e longa nos momentos de silêncio. Me surpreendeu também utilizar uma câmera caseira 8mm a cores retratando uma fase feliz do lutador. Mas o que me impressionou de verdade foi a fotografia preto e branco e o jogo de luz e sombras numa das últimas cenas de luta do Jake LaMotta, memorável!!! Tá guardadinha na minha memória. A trilha sonora otimista vai aos poucos ditando o ritmo do filme e do personagem, do auge a decadência, fruto de sua personalidade auto destrutiva. No ringue um grande pugilista, sem medo, implacável e campeão, mas um marido inseguro, paranoico e destrutivo fora dele.

Clássico é Clássico, precisa ser visto.

Curiosidade. É o quarto de 8 filmes em que o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro trabalharam juntos

Nota do público: 8.3 (IMDB)
Nota dos críticos: 98% (Rotten Tomatoes)

Bilheterias
USA – $23 milhões


Um comentário sobre “#30 Touro Indomável (1980)

  1. Esse filme sem dúvida é umo dos melhores, tem boa história. Quando leio que um filme será baseado em fatos reais, automaticamente chama a minha atenção, adoro ver como os adaptam para a tela grande. Particularmente Mãos de Pedra umo dos melhores filmes com Robert de Niro adorei este filme. A história é impactante, sempre falei que a realidade supera a ficção.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s