#9 Um Estranho no Ninho (1975)

Um Estranho no NinhoO filme começa introduzindo o manicômio e o universo interno e segue num levante até culminar num final que me deixou de boca aberta.

Sempre tive a impressão que o filme seria muito histriônico pelo personagem do Jack Nicholson, um novo interno, sendo avaliado se é ou não um doente mental. Mas o domínio de cena dele, as nuances e detalhes, vão muito além dos papéis onde ele faz ginásticas com o rosto com caras, bocas e olhares, que era o que até então eu conhecia.

O personagem do Nicholson quebra a estrutura de regras e rotinas do lugar, injetando vida para os outros internos e criando momentos cativantes como a cena do jogo de basquete e da fuga num caminhão que culmina numa inusitada pescaria.

A atriz que interpreta a enfermeira é de uma postura e rigidez que impressiona, não a toa levou o Oscar de melhor atriz pra casa.

Perto do final, temos uma cena de primeiro plano fechado no rosto do ator, sem movimento, e ali fica claro que talvez ele não seja assim um estranho no ninho.

Curiosidade. Um Estranho no Ninho foi o segundo filme a ganhar os principais prêmios do Oscar. São eles; Filme, Direção, Ator e Atriz principal e roteiro, e ainda hoje é um dos poucos que conseguiram esta façanha.
Outra curiosidade. Está em 15º lugar entre a lista dos 250 melhores da filmes do IMDB

Nota do público: 8.7 (IMDB)
Nota dos críticos: 95% (Rotten Tomatoes)

Bilheterias
USA – $108,90 milhões


3 comentários sobre “#9 Um Estranho no Ninho (1975)

  1. O filme prende muito a atenção ao passo que o personagem de Jack Nicholson consegue estreitar relacionamentos com os demais, deixando de ser pouco a pouco um estranho no ninho. Com cenas muito bem dirigidas e densas, o filme é um marco na história do cinema e uma oportunidade incrível de ver uma realidade que fica à margem da sociedade moderna: dia-a-dia em um manicômio.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s